Protocolo tratamento AVC IAMSPE
1. Objetivo
O objetivo deste documento é colaborar para o suporte técnico-científico da capacitação do Hospital do Servidor Públicos Estadual de São Paulo como um centro de alta complexidade para a Prevenção e Tratamento de AVC. Desta forma, é necessário implementar um programa interdisciplinar para todos os níveis de atendimento do AVC.
Tratamento Horizontal do Paciente com AVC Agudo
Identificação, Emergência, Radiologia, Hemodinâmica, UTI, Enfermaria, Reabilitação
2. Níveis de Evidência das Diretrizes e Recomendações Internacionais
As bases científicas do protocolo sugerido foram elaboradas com apoio nas diretrizes da AHA (American Heart Association) e Academia Brasileira de Neurologia.
3. Epidemiologia do AVC no Mundo e no Brasil
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, ocorrem quase seis milhões de mortes por ano relacionadas ao AVC no mundo, sendo a grande parte nos países em desenvolvimento. O AVC é a segunda maior causa de morte no mundo e a maior causa de incapacitação.
No Brasil o AVC alterna com a doença arterial coronariana o primeiro lugar em mortalidade.
Sendo esse um importante problema de saúde pública é imperativo a inclusão de medidas educativas para reconhecimento e prevenção da patologia, e otimização do tratamento hospitalar e reabilitação desses pacientes.
4. Identificação do Paciente com AVC agudo
A viabilidade do tratamento eficaz dos pacientes com AVC depende diretamente do conhecimento dos seus sinais e sintomas pela população, da agilidade dos serviços de emergência e das equipes clínicas.
Estudo sobre a consciência da população brasileira sobre em reconhecer os sinais e sintomas do AVC revelou que apenas 18% dos entrevistados conseguiram reconhecer de forma eficiente o déficit neurológico agudo.
Deve se considerar a instalação aguda de deformidade facial, fraqueza unilateral, fala enrolada, dor de cabeça, tontura, visão dupla ou perda visual.
- reconhecimento pela população
- reconhecimento pela enfermagem na triagem (classificação)
- avaliação médica na sala de emergência
- avaliação pelo neurologista
- estudo por imagem
Saiba mais »